Montar uma peça de teatro é uma coisa simples, e que pode ser bem trabalhosa. Pode levar tempo e também pode ser uma atividade muito divertida e educativa.

Montar uma peça de teatro é um exercício criativo que requer muita atenção aos detalhes, muita dedicação e muita paciência para que no final do processo tudo esteja de acordo, em harmonia e em sintonia.

O blog Modelo Ator Atriz traz hoje preciosas dicas para que você possa montar a sua peça de teatro.

Como montar uma peça de teatro

Montando uma peça de teatro

A primeira coisa que se precisa é de pessoas capacitadas ou interessadas em se capacitar para representar um papel. Um grupo de amigos, seus colegas de escola (no caso de uma peça escolar), um grupo teatral, enfim.

Tendo a matéria prima humana a disposição, agora é preciso um texto. Você pode buscar um texto de um autor consagrado, ou algum que interesse a você e a seu grupo. E você pode também escrever um.

No artigo aqui do Modelo Ator Atriz, Dicas de Texto de Teatro, elencamos importantes dicas para ajudar com a inspiração na hora de criar um texto, se estiver lhe faltando ideias confira essas dicas!

Uma forma interessante ainda para se criar um texto para uma peça é juntando o seu grupo de teatro, e através de improvisos, buscar criar uma história coletiva, criar os personagens, e todas as situações cênicas. Às vezes essa técnica pode funcionar muito bem.

Ensaio

Depois de decidido o texto, é hora de começar a dar forma à peça. Comece promovendo uma leitura coletiva da peça, observe quem mais se identifica e se encaixa em determinado papel, pergunte aos atores qual papel mais lhe interessa.

Faça testes com uma pessoa interpretando trechos da peça, depois peça para outro ator interpretar o mesmo trecho, e vá observando quem deverá ser o interprete de cada papel.

Tendo esta definição, comece os ensaios de fato e ensaie muito. Vá definindo pouco a pouco, junto com os atores, como deverão ser ditas as falas, em que momento terá que ser mais intenso e rápida a ação e os diálogos, e quando será mais suave.

Defina em que posição cada personagem estará em cada cena de cada ato da peça.

A peça de Teatro divide-se em Atos e Cenas. Os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator.

Vá lapidando a sua encenação até sentir que os atores desempenham seus papeis, dizem suas falas e permanecem e saem de suas marcações de forma natural.

Cenários e figurinos

O figurino serão as roupas e os acessórios que os personagens usarão em cena. Podem ser roupas emprestadas, ou confeccionadas pelo próprio grupo. E é algo que tem que ser definido antes dos últimos ensaios antes da sua apresentação, para que o grupo possa ensaiar caracterizado e interagindo com o cenário.

No cenário opte pela simplicidade. Nada de móveis pesados e de muitos elementos. Pense em coisas fáceis de serem removidas de ato para ato, caso seja necessário, algo que não bote em risco a integridade física dos atores e que não chame demais a atenção do público a ponto de distraí-lo.

Como montar uma peça de teatro

 

Divulgação e apresentação

Quando tudo estiver nos conformes, todos souberem exatamente o que devem dizer e fazer no palco a peça está pronta para ser apresentada.

Utilize as redes sociais para divulgá-la, peça para alguém confeccionar imagens criativas e chamativas para distribuir pela internet, entre em contato com a imprensa de sua cidade, cole cartazes em escolas e locais onde haja o interesse por cultura.

Marque o dia  da apresentação e desfrute do prazer e da emoção de se comunicar com as pessoas através da arte milenar do teatro.