Modelo Ator Atriz

Rumo a uma carreira de sucesso!

Conheça os principais desfiles de moda do Brasil

O universo dos desfiles de moda, sempre regados à muito glamour, ultrapassa o fato de apenas lançar tendências: demonstra a maneira como uma coleção foi desenvolvida e narra a cultura de um País.

No Brasil, os primeiros apontamentos de desfiles de moda surgem em meados de 1940, no Rio de Janeiro, quando a descendente de italianos Mena Fiala foi trabalhar na casa de peles Canadá. Mena teve a idéia de apresentar as peles às clientes, vestidas em moças especialmente contratadas e treinadas por ela, iniciando assim os primeiros desfiles de moda do País.

A partir daí, desfiles de moda se espalharam país afora, nas principais capitais e centros comerciais brasileiros.

Porém, foi em 1993 que Paulo Borges deu forma às semanas de moda como as conhecemos hoje: estilistas, modelos, desfiles e imprensa, semelhante aos eventos que ocorrem nas principais capitais do mundo: Nova Iorque, Londres,  Milão e Paris. Nascia a Phytoervas Fashion, embrião do SPFW.

São Paulo Fashion Week

Conheça os principais desfiles de moda do Brasil

Em 1996, a Phytoervas Fashion passou a se chamar Morumbi Fashion, uma semana de moda com quatro desfiles diários e um público aproximado de 300 pessoas. Tops como Gisele Bündchen, Ana Claudia Michels e Isabeli Fontana surgiam nas passarelas brasileiras, ao mesmo tempo em que estilistas ficavam conhecidos: Ricardo Almeida, Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho e Reinaldo Lourenço.

No ano de 2001, o evento passou a se chamar São Paulo Fashion Week (SPFW), e assim como as semanas de moda internacionais, o SPFW apresenta duas edições anuais: uma entre março e abril, com a apresentação das coleções primavera/verão e a outra entre outubro e novembro, com coleções de outono/inverno. O SPFW é a quinta Fashion Week em termos de maior em nível internacional, atrás apenas de Paris, Milão, Nova Iorque e Londres.

Os desfiles de moda da SPFW aconteciam na Bienal (Ibirapuera) e sua última edição foi no Parque Villa-Lobos. As marcas: Animale, Tufi Duek, Osklen, Alexandre Herchcovitch, Acquastudio, Juliana Jabour, Ellus, Forum, Triton, Cavalera, Gloria Coelho, Ronaldo Fraga, Patricia Motta e  Colcci fazem parte dos destaques.

Na primeira edição do SPFW deste ano, novas marcas foram apresentadas e passam a fazer parte do calendário oficial: Giuliana Romanno, Lolitta, Wagner Kallieno e Lilly Sarti.

 

Fashion Rio

Conheça os principais desfiles de moda do Brasil

O Fashion Rio é um projeto da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), em parceria com o Sebrae-RJ. Em abril de 2009, um novo parceiro foi agregado ao evento: a InBrands, empresa que atua no mercado da moda. Por intermédio da Luminosidade, do empresário Paulo Borges, a InBrands produzirá o evento por 10 anos.

No mesmo molde das semanas de moda, o Fashion Rio une as grifes mais representativas do Estado, em desfiles com duas edições anuais: entre março e abril, para lançamento das coleções primavera/verão, e entre outubro e novembro, para lançamentos outono/inverno.

O Fashion Rio costuma acontecer após o encerramento da semana de moda de São Paulo, e em sua última edição contou com 17 marcas nas passarelas: Patricia Viera, Alessa, Ausländer, Osklen Praia, Oh Boy, Espaço Fashion, Maria Filó, Coca-Cola Jeans, R.Groove, Salinas, Cantão, Victor Dzenk, TNG, 2nd Floor, Triya,  Filhas de Gaia e Lenny Niemeyer.

 

Capital Fashion Week

Conheça os principais desfiles de moda do Brasil

A semana de moda em Brasília, conhecida como Capital Fashion Week, foi criada pela empresária Márcia Lima, que no ano de 2005 produziu a primeira edição do CFW, com apoio institucional do Governo do DF, da Câmara Legislativa, da Federação das Indústrias do DF, da Fecomércio-DF, do Sebrae-DF e da Associação Comercial do DF.

O grande diferencial do CFW é a valorização da criação local, onde por meio do concurso “Novos Talentos”, jovens estilistas são descobertos. Há também a valorização das fábricas e estilistas locais de confecções, jóias, bolsas, sapatos e acessórios. Desde o seu lançamento, mais de 40 jovens estilistas foram lançados, conseguindo inclusive, oportunidades de atuação fora do Distrito Federal e até mesmo no exterior.

Neste ano, a 16ª edição do Capital Fashion Week será realizada entre os dias 13 e 16 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil. Além de desfiles de marcas e estilistas da cidade, Márcia Lima prepara algumas surpresas para comemorar o aniversário do CFW.

Assista a um desfile muito legal do Fashion Rio:

https://www.youtube.com/watch?v=QibO-ZarWb0

2 Comentários

  1. eu sempre tive um sonho para ser modelo . eu sei para ser uma modelo naõ e facinho. mais eu sempre sonhei ser uma modelo…. eu sou uma menina alta e magra tenho 14 anos eu gostaria muito de ser uma modelo ..

  2. Ketley maiquele jung

    Maio 1, 2017 at 10:50 am

    Eu des de pequeninfância todo mundo dizia você tem corpo para ser modelo e eu tenho um sonho de ser modelo sou magra alta e adoro tirar fotos desfilar passar Maquiagem arrumar meu cabelo coisas de modelo.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

*