Modelo Ator Atriz

Rumo a uma carreira de sucesso!

Conselhos de modelo para modelos iniciantes

A seguir seguem os conselhos de modelo e atual caça talentos para você obter o tão sonhado sucesso na carreira. Não deixe de comentar o que achou das dicas no final do artigo.

  1. Cuide de sua alimentação, pois o seu corpo é a sua ferramenta de trabalho. Ser modelo é dizer não a muitas comidas e bebidas que pessoas “normais” consomem por diversão. Isso vale também para festas, onde você precisa se controlar enquanto os outros exageram.
  2. Pratique exercícios físicos. Isso vale tanto para as modelos femininas, que não podem acumular gorduras nem aumentar as medidas, quanto para os masculinos, que além de índice de gordura baixo precisam de massa muscular definida. Portanto cuidado com os exageros, principalmente se for modelo manequim (fashion) o excesso de músculos pode prejudicar sua carreira.
  3. Respeite os períodos de descanso: a profissão de modelo pode ser muito cansativa e estressante, por esse motivo você deve respeitar os períodos de descanso para que seu corpo se recupere. A pior coisa do mundo é ter que trabalhar com um modelo mal humorado que dormiu pouco. Além de as vezes ficar difícil de esconder olheiras com a maquiagem.
  4. Beba muita água. Esse conselho não vale apenas para modelos, e sim para qualquer pessoa. Uma boa hidratação impacta diretamente na saúde e beleza do corpo.
  5. Esteja sempre preparada. A carreira de modelo precisa ser vivida 24 horas por dia e 7 dias por semana. Por isso jamais saia de casa sem estar com uma boa lingerie ou roupa de baixo, sem o mínimo de maquiagem, boas roupas e o cabelo arrumado. A boa aparência não é fundamental apenas no book fotográfico, e sim sempre, pois nunca se sabe quando uma boa oportunidade pode aparecer.Conhaça dicas e conselhos de modelo.
  6. Cuide de sua pele. Se você for um modelo adolescente com problemas de acne, visite um médico para lhe ajudar. Todo o modelo deve ainda ter um cuidado especial com a pele, usando sempre bons cremes hidratantes para manter a pele em dia. Isso vale também para vocês, modelos masculinos. Outro conselho importante é cuidar com o sol, pois ele envelhece a pele e pode causar manchas indesejadas. Não que você deva estar sempre branquela, mas muito cuidado com os bronzeados.
  7. Unhas dos pés e mãos sempre bem feitas, pessoal! Tanto para os modelos masculinos quanto para os femininos. Não se esqueça de que seu corpo é um TODO, não adianta tudo estar lindo e maravilhoso e pecar nas unhas.
  8. Dentes bonitos fazem toda a diferença, pois o sorriso de um modelo é seu cartão de visita nas seleções, entrevista e testes, além de ser sua ferramenta de trabalho. Se seus dentes forem tortos ou desproporcionais, invista em um bom dentista, coloque aparelho, faça clareamento, etc. Um sorriso bonito abre muitas portas.
  9. Seu corte de cabelo precisa ser atual e de preferência permitir uma gama ampla de penteados. Cuidado também para manter a cor do cabelo legal – nada de cabelo queimado – e a hidratação em dia. Um conselho é sempre investir em bons cabeleireiros que podem dar grandes dicas e fazerem um corte que combine com o seu rosto.
  10. Mantenha a depilação em dia. Aqui entram inclusive os meninos. No mundo da publicidade, moda e passarelas são necessários que a modelo (ou o modelo) estejam sempre depilados. Caso alguma campanha necessite de um menino mais peludo, com modelo geralmente é avisado com antecedência.

Mais dicas dadas por modelos profissionais

Para complementar seus estudos, sugerimos que assista o vídeo a seguir com mais conselhos para modelos.

Agradecimento especial para o canal Ines Junqueira no Youtube.

Sobre os conselhos de modelo

As dicas acima foram elaboradas pela minha amiga, a ex-modelo e atual scouter (caça talentos) Aline M. Pazzelo. Esses são os principais conselhos de modelo para modelos iniciantes, que podem garantir o diferencial que você precisa para decolar na carreira. Dúvidas ou sugestões, deixa abaixo nos comentários.

17 Comentários

  1. Gostei muito das dicas . Eu quero muito ser modelo de sucesso , quero começa uma carreira , mais eu ainda tenho 15 anos e não sei por onde começa , como fazer .

    • Olá, Maria… procure cursos e se aperfeiçoe sempre. Não deixe também de fazer um belo book e procurar uma agência para conseguir trabalhos.
      BJS

  2. Fabíola OLiveira

    abril 13, 2014 at 2:27 pm

    Oi, Fernanda, muito boa tarde para você. Fernanda, eu não sou modelo, nem tampouco sou desse meio. No entanto, leio algumas coisas sobre esse mercado, acompanho os trabalhos de algumas modelos e sinceramente eu discordo do que você falou no texto acerca do aspirante a modelo tirar da cabeça de que isso é uma questão de sorte.

    Eu acredito que seja sorte sim. Porém quando falo em sorte, não me refiro a ficar em casa esperando um olheiro bater à porta e chamá-lo para estrelar algum trabalho. Não! Não é disso que estou falando.

    Estou falando de o aspirante perseguir o seu sonho seguindo esses passos que você recomenda em seu texto, pois isso é o essencial e ao mesmo tempo o básico que toda pessoa que deseja ter sucesso nessa carreira deve procurar fazer.

    No entanto, transformar-se em uma Gisele Bünchen ou em um Rodrigo Hilbert depende de sorte, sim. Existem pessoas que seguirão exatamente todas suas orientações, têm o perfil necessário para ser modelo e, mesmo assim, nunca conseguirão ir muito longe na carreira. Farão apenas alguns trabalhos e nunca serão conhecidos do grande público ou você acha mesmo que se todo aspirante fizer o que você recomenda irá ser futuramente uma Gisele ou um David Gandy?

    Exemplo isso é a Izababela Fiorentino, que nunca conseguiu ser uma modelo internacional como a Adriana Lima, Gisele, Alessandra Ambrósio, Carol Treintini… Não gosto de falar na Ana Hickman sobre esse aspecto porque, para mim, ela não foi nenhuma grande modelo internacional. Foi alguém que fez sucesso apenas até um determinado momento, até certo ponto.

    Se a Ana Hickman tivesse uma carreira internacional tão meteórica como a das suas outras colegas, não estaria no Brasil apresentando um programa de fofoca á tarde na Record. Tá na cara que ela deixou de ser modelo por questões meramente estratégicas.

    Sua carreira de modelo já não era tão promissora e ela resolveu usar o prestígio que conseguiu como modelo para migrar para outra setor da mídia, a televisão.

    Quero dizer, com isso, que falto a Ana a mesma sorte com a qual a Gisele e demais tops brasileiras foram brindadas…

    Sorte conta muito sim. Eu diria que é parte essencial do negócio.

    Beijos, Fernanda!

  3. Luana andare dias da silva

    junho 4, 2014 at 12:05 am

    Agradeço mais uma vez! Seus conselhos e dicas são divinas sem exagero, bom, eu vou seguir algum desses conselhos porque preciso melhor e arrumar algumas coisas! Ah! Uma pergunta: caso eu seja chamada para uma agência e eu não esteja nas proporções ideais, eles vão me exigir mudanças, não vão!?? Como por exemplo: perda de peso, cabelo ideal, unhas bonitas e dentes bonitos! Não é????

  4. Wesley Vinícius Ferreira Santos.

    junho 30, 2014 at 9:27 pm

    Meu nome e Wesley Vinícius Ferreira Santos,tenho 15 anos gostaria muito de exercer a carreira de modelo só qui não sei nem por onde começar.Eu moro em Minas Gerais – Belo Horizonte.

    • Oi Wesley, sou de Minas também, mas minha cidade é bem pequenininha e nem agência se quer tem kkkkkkk, mas aí em BH já ouvi falar que tem muitas agências boas, procure fazer um Book cheio de fotos e vá nas melhores agências, procure conhecer e ver como eles trabalham, entregue o Book e espere o resultado. Mas não se esqueça: Vá apenas em agências confiáveis e faça uma busca profunda na internet.

  5. Eduarda Barbosa

    julho 11, 2014 at 4:12 pm

    Eu vi em vários vídeos que para ser modelo para desfiles/fotos é preciso ser biotipo (bem magrinha e etc) ! Queria saber se é verdade,se é preciso um book no começo e peço que dê dicas de agencias no Brasil

  6. Oi, boa tarde! Tenho dezoito anos, e tenho interesse em ser modelo temporariamente, pela atual falta de money no orçamento! rs houve uma seleção ano passado na minha antiga escola, onde fui escolhida juntamente com mais três colegas, porém não me interressei e nem na entrevista eu fui. Eu queria saber se uma modelo demora para ganhar dinheiro? Não falo de viver da carreira, tenho meu emprego fixo já, mas pelo menos um complementar do orçamento eu queria saber se tinha como eu tirar no ramo. Muito bom o seu post, bem esclarecedor mesmo, obrigada! Luana.

  7. Ola meninas! Nso sou modelo profissional mais sei de varias coisas uma dessas e que a carreira de modelo e facil quanto mais vc saber melhor por isso digo a vcs procurem saber de tudo etiqueta postura diciplina depois diso procure uma agencia com buke ou sem!
    Bom esse e o meu conselho! Lembrem se nada na vida e facil vc precisa lutar pelo o que quer!
    Obrigada! Espero q tenha ajudado

  8. Ola ! Tenho 1,77 de altura e 67 kilos ,acho que talvez daria pra ser modelo ,bom algumas pessoas dizem que sim, mas como vi ali que a pele tem que estar em dia e tals e obviamente tenho que ser mais magra do que sou,realmente não daria uma boa modelo!
    Mas concordo com um dos post que diz que nem todas as modelos brindam a sorte de ser top como Gisele e Kate Moss!

  9. Olá meu nome é Geovanna, e eu amei seu post !

    Eu sou magra e alta me dizem que pareço ser uma modelo e já até me compararam com a Camila Queiroz.
    Eu tenho 13 anos e vou correr atrás quando eu fizer 16 anos então vou aproveitar esse 3 anos e fazer pesquisas sobre tudo que me vir de pergunta na cabeça e vou aproveitar para me cuidar também porém eu tenho uma barriguinha que me incomoda minha mãe diz que eu estou louca mas eu tenho sim. E queria que você me desse concelhos de exercícios que queimem gordurinhas na barriga e que me deixem em forma até lá e dicas de alimentação que não engordem mas que não deixem anorexia também ! Obrigada

  10. eu gostei muito das dicas quero ser modelo ou atriz e meu sonho vou fazer exatamente como fala as dicas

  11. victor gomes da silva dos santos

    maio 4, 2017 at 9:51 am

    meu maior sonho foi querer ser modelo eu tenho 16 ano sou do ceará sou moreno alto magro tenho 1,85m de altura.

  12. sou kelvin e recentemente venci um concurso realizado em salto chamado Garoto e Garota Estudantil São Paulo 2017, tenho um canal no youtube que vai mostrar todos os acontecimentos deste início de carreira, falar sobre mim e outras várias coisas e dicas, este é o link.
    https://www.youtube.com/channel/UCLRP1a8qvaysNx8WekTx1GQ/videos?view_as=subscriber

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

*