Ensaio fotográfico para modelos

Você que quer ser modelo, sabe como funciona um ensaio fotográfico? Bem, não é apenas vestir a roupa e sair fazendo poses. Existe todo um processo para que o resultado final agrade, e o ensaio seja realmente fantástico. Vamos falar hoje mais sobre como é esse processo de ensaio fotográfico para modelos.

Tudo começa no teste das fotos

Esses testes ocorrem quando o fotógrafo responsável pelo ensaio pensa numa nova e criativa forma de como o fazer, ou até mesmo quando deseja testar um novo equipamento adquirido, quando está montando seu portfólio ou mesmo para a construção do portfólio da modelo.

Esses testes não são muito complexos, funcionam como uma troca dos serviços de modelo e fotógrafo. Tanto que esse ensaio geralmente não envolve pagamentos, isso para ambos os lados. É uma alternativa para aumentar sua rede de networking, ou seja, ficar com uma boa reputação no meio. Desenvolvendo algumas parcerias com fotógrafos, é capaz de você conseguir o book fotográfico de modelo gratuito.

Ensaio fotográfico para modelos

Modelos no ensaio fotográfico

Se você pensa em ser modelo fotográfica (ou modelo masculino) deve ter alguns pontos bem certos em sua mente.

  • Deve sempre tentar facilitar o trabalho do fotógrafo. O modelo deve entender o que é preciso para o trabalho, para que a sessão não seja parada a todo instante para ser orientado. Isso vai ajudar a ter uma boa relação com o outro profissional também. Mostrar-se uma profissional adaptável também ajuda assim tudo corre bem para que o trabalho aconteça sem atrasos.
  • Vá para a sessão preparada, os acertos de detalhes geralmente são feitos com alguma antecedência, salvo alguns casos. Então programe-se, horário, já que o estúdio ou algum equipamento pode ser alugado,  e material que precisa levar. Vai mostrar a todos assim que é uma boa profissional e assim vai contruir e manter uma boa imagem perante o mercado.
  • Também é de suma importância que mantenha a boa saúde, para estar sempre disposta e cheia de energia. Descanse bem no dia anterior ao trabalho. As sessões podem ser duras e durar mais do que se espera, afinal o trabalho tem que sempre ser o melhor possível, e contratempos podem ocorrer.

Assim que estiver tudo pronto para iniciar o trabalho, converse com o fotógrafo, tire qualquer dúvida com antecedência, ouça o que ele tem a dizer, se tiver uma boa sugestão, fale também. Lembre-se a comunicação é importante em tudo, e a falta dela geralmente causa problemas. Com o tempo o entrosamento vai surgindo e isso vai ficando mais fácil o ensaio fotográfico, para esse e os trabalhos futuros.

Modelos foto em estúdio

Modelo em ensaio fotográfico para lingerie.

Alguns cuidados com ensaios fotográficos para modelos

Tenha cuidado para não cair na mão de farsantes e picaretas, procure sempre referências do fotógrafo. Muitas jovens, principalmente em início de carreira são enganadas por pessoas desse tipo. Por isso é importante procurar sempre por um profissional da área. Não encare como gasto e sim como investimento para sua carreira.

No vídeo abaixo você pode assistir a um makingoff de ensaio fotográfico com modelos.

* Agradecimento ao canal do Youtube Beladj’s.

Espero que tenha gostado do texto e que eu tenha tirado a maioria de suas dúvidas em relação ao ensaio fotográfico para modelos. Caso restem dúvidas, deixe seu comentário abaixo. Beijos.