O sonho de ser modelo, de ganhar dinheiro com sua beleza desfilando nas passarelas ou ainda poder lucrar muito apenas tirando fotos na agência em que foi contratado é o objetivo de muitos jovens.
Muitas meninas e meninos idealizam isso em sua cabeça e arrastam seus pais em uma busca incessante pela aceitação nas agências e o sucesso nos contratos.
Mesmo sendo o sonho dessas pessoas o que acontece é que muitas dúvidas pairam no ar sobre como funcionam de verdade as agências. Várias situações devem ser esclarecidas para que essa busca não acabe em frustração.
Funcionamento das agências
É difícil pensar assim, mas devemos dizer que modelos em uma agência são como produtos, é óbvio que existem muitas empresas sérias e responsáveis que cuidam e respeitam muito os seus contratados.
De qualquer forma, mesmo com bom tratamento, os modelos são produtos que as agências comercializam.
Assim como empresas manuseiam seus produtos e indicam para os melhores compradores, as agências irão escolher os modelos que melhor encaixam em determinadas campanhas e indicar para seus responsáveis.
É a agência que fará a ligação da modelo às grifes e marcas, essa mediação acontece em quase 100% dos casos, é um padrão.
Vamos imaginar uma situação, uma marca quer fazer um lançamento de determinada peça e pensou em um desfile para a divulgação, imediatamente a agência vinculada vai selecionar uma modelo com o biotipo solicitado.
Variedade é a chave do sucesso
Muitas meninas e meninos desistem facilmente por achar que não possuem determinadas medidas ou perfil para ser modelo.
O que acontece é que hoje, graças às variedades de estilos e gostos não existe mais um perfil de modelo padronizado.
As agências estão valorizando isso, pois quanto maior for o número de diferentes modelos que ela tiver mais chances de conseguir grandes trabalhos.
Por isso que você não deve desanimar e desistir, pense que no mundo da moda as variedades de belezas selecionadas estão cada vez mais diferentes dos modelos anteriores.
Dependendo da campanha a agência pode ter de selecionar perfis fora do padrão ou ainda com estilos físicos pré-determinados. As chances são grandes se você não desistir!
A concorrência é grande
Existem relatos das agências localizadas em São Paulo que alegam que por dia chegam a receber cerca de 4 mil candidatos. Claro que estamos falando das agências de ponta.
Os critérios ainda são básicos como ter 1,80 de altura no mínimo e ter medidas equivalentes ao que seja o solicitado dependendo da vaga.
O momento do teste é o mais temido pelos candidatos, é nessa hora que a autoestima pode sofrer grandes abalos.
O que acontece é que muita gente acaba se candidatando por impulso e não verifica todos os detalhes e critérios exigidos e no momento da seleção será eliminada se não tiver entendido o que é solicitado.
Outra coisa bastante importante no momento da seleção é a entrevista, que acontece depois do filtro dos padrões, medidas, etc.
A hora da entrevista é para conhecer o profissional que eles estão contratando, saber de verdade como se porta e avaliar a desenvoltura comunicativa.
Há muitos rostos bonitos que terminam sua candidatura nessa fase, pois já acreditam ser grandes estrelas e por falhar assim as agências acabam dispensando.
Não é uma carreira fácil, mas como todas as outras o conhecimento te colocará em patamares de conseguir grandes oportunidades.
Saber sobre o funcionamento das agências vai facilitar o seu processo sendo que já sabe bem das variáveis que podem ocorrer durante a contratação.
Busque se informar e buscar ter o máximo de conhecimento sobre a agência que irá se candidatar, mostra-se preparada e bem informada é o que vai garantir o sucesso na profissão de modelo. Boa sorte!
Esse vídeo é bem legal e mostra um pouco do funcionamento de uma agência de modelo:
Deixe um comentário