Se você já fez cursos e a evolução do seu trabalho está aparente, é preciso também aprender a se comunicar com primor, e isso incluir falar todas as palavras com clareza e com uma dicção perfeita.
Nada pior do que um ator que tem problemas de dicção, em que a fala sai truncada ou com palavras ininteligíveis, ou os que têm sotaque carregado. Já imaginou em plena apresentação de uma peça teatral, ou quem sabe a gravação de um teste para a televisão? Esses fatores são limitadores para fazer bons papéis e para deslanchar a sua carreira. É preciso melhorar a voz.
Ensinamos, nesse artigo, como praticar algumas técnicas importantes de como melhorar a voz e a dicção. Com certeza, depois desses exercícios, você terá muito mais autoconfiança para representar diferentes papéis no cinema, teatro ou televisão.
Conheça a sua voz
O primeiro passo para melhorar a voz e a dicção é conhecer o seu timbre e a maneira como fala. Então, você pode gravar um pequeno texto no gravador de seu celular e ouvi-lo por diversas vezes. Ouça sem pressa a sua voz e identifique o que incomoda, o que pode ser mudado, como fala as palavras. Depois, continue a sua investigação gravando textos com diferentes sentimentos. É um autoconhecimento fundamental para quem deseja mudar o que não gosta.
Dificuldade com palavras
Se você tem dificuldades ao pronunciar determinadas palavras, insista. Faça uma lista das que mais te incomodam e repita diversas vezes. A intimidade com a língua portuguesa leva a uma maior autoconfiança e também a falar corretamente.
Neutralize o sotaque
Se você é ator, principalmente de televisão, e tem um sotaque carregado, o melhor é fazer exercícios para amenizar ou eliminar esses maneirismos. Elas podem ser limitadoras para determinados papéis ou mesmo impeditivos para o avanço do seu trabalho.
Nesse caso, o melhor a fazer é procurar um profissional fonoaudiólogo, que tem exercícios específicos para ajudar a resolver esse problema.
Articular melhor as sílabas
Essa é uma técnica antiga entre atores e sempre funciona muito bem. Prenda uma caneta entre os dentes e pronuncie um pequeno texto. O mesmo vale para outras ações simples como encobrir os dentes totalmente com os lábios, ou prender o nariz e falar também um texto.
Trava-línguas
Frases como “o rato roeu a roupa do rei de roma” e tantos outros trava-línguas são ótimos para treinar a dicção. Na internet, é possível encontrar algumas dezenas dessas construções.
O melhor é ler todas elas em voz altas, várias vezes por dia. Mas, caso você não tenha muito tempo, 30 minutos são suficientes e podem fazer milagres.
Respiração
Ainda não inventaram nada melhor do que respirar para melhorar a voz.
A boa respiração tem vários benefícios. Além de acalmar a ansiedade, faz com que você articule melhor todas as palavras.
O melhor exercício é colocar a mão em cima da barriga, acompanhando o movimento do abdome, mas com os ombros e caixa torácica no mesmo lugar.
Cuidados com a alimentação
Para melhorar a voz é preciso cuidados com a alimentação e com alguns hábitos:
- Dê preferência a bebidas em temperatura ambiente, a água é a melhor de todas, e também sucos e chás.
- Uma das melhores frutas para limpar a voz é a maçã, que é considerada adstringente, além de sua mastigação exercitar a musculatura.
- E fuja de cigarros e bebidas alcoólicas, que irritam as cordas vocais, e também as que têm como base a cafeína.
Veja mais sobre como melhorar a dicção:
Eu queria muito ser atriz participar de novela