De repente, o trabalho de ator, atriz e modelo começa a dar frutos e o que se vê é uma demanda constante de vários veículos de comunicação solicitando entrevistas. Mais do que isso, você tem que também divulgar o seu trabalho. Nesse momento, é preciso contratar um assessor de imprensa, um profissional que pode fazer uma enorme diferença em sua carreira.
Afinal, quem é esse profissional?
Assessor de imprensa
Em primeiro lugar, o assessor de imprensa é aquele que fará a interface entre os profissionais em ascensão, e também os veteranos, e a imprensa.
Ele não só divulga diferentes espetáculos artísticos, como também envia notas, informações e, dependendo do trabalho realizado, é possível se tornar muito mais conhecido da grande mídia e isso resultar em uma agenda cheia de trabalhos.
Você deve estar se perguntando, mas é realmente necessário a contratação de um assessor de imprensa? Sim.
Em primeiro lugar, se o profissional fizer uma boa divulgação, é possível passar muito mais credibilidade para o trabalho e isso motivar uma atenção maior de sites, blogs, jornais e revistas para o que está sendo feito pelo artista. Logicamente, antes de qualquer contratação, é preciso pesquisar e a melhor escolha é sempre para profissionais que já têm experiência nessa área.
O assessor de imprensa é, geralmente, formado em jornalismo ou relações públicas, e tem um mailing com os nomes mais quentes quando o assunto é a divulgação de uma notícia.
O melhor a fazer no momento da primeira conversa com um assessor de imprensa, é pedir informações sobre quais clientes representa e sobre seus últimos trabalhos. Se tiver dúvidas em quem contratar, ligue para uns dois clientes do assessor de imprensa e não tenha vergonha de perguntar como foi desenvolvido o trabalho e há quanto tempo acontece a parceria com o profissional.
Antes da contratação, o primeiro passo é fazer uma reunião com o profissional interessado e falar da sua carreira e projetos futuros, destacando expectativas para o trabalho. Depois dessa conversa, o passo seguinte é que o assessor de imprensa apresente um planejamento de imprensa, que é um cronograma de quais serão as ações para atender a sua expectativa. Nesse momento, é bom saber de algumas coisas. Assessor de imprensa não está ligado à área comercial. Então, não adianta querer, a todo momento, que apareçam notas, matérias, como se fosse um trabalho pago à mídia.
Atividades do assessor de imprensa
Antes de mais nada,o assessor de imprensa trabalha com a credibilidade.
Então, uma das atividades principais dele é sugerir uma pauta que tenha tudo a ver com o veículo. E, quanto mais o seu trabalho vai ficando conhecido, mais haverá a chamada mídia espontânea, em que não se paga nada para aparecer. Pelo contrário, são os jornais que têm o maior interesse em falar com o artista. Tudo isso graças ao seu trabalho, em parceria com o assessor de imprensa, que é um profissional que estuda estratégias de comunicação e vai saber quais são os veículos de imprensa, blogs, sites e portais que mais têm a ver com o seu perfil. Resumindo, não adianta fazer uma peça sobre determinado tema e querer uma matéria em um jornal diário voltado para política.
Outra ação do assessor de imprensa é no atendimento à imprensa nos principais eventos relacionados ao seu cliente. Então, se houver um coquetel para estreia de uma peça ou qualquer outro tipo de espetáculo, assim como para mostrar um novo trabalho de ator e atriz, o profissional ficará responsável por convidar os jornalistas que mais estão ligados a esse tema. Ele também fará as apresentações, com o intuito de sempre fortalecer a imagem do cliente junto aos profissionais da mídia.
Conheça mais sobre o perfil de um assessor de imprensa:
Deixe um comentário