Modelo Ator Atriz

Rumo a uma carreira de sucesso!

Modelo de Prova: Conheça Essa Profissão

Quem disse que a carreira de modelo é somente nas passarelas ou sob a lente dos fotógrafos? Você sabia que além das modelos de passarelas e de modelos fotográficas existe uma outra vertente dessa profissão? Sim, são as modelos de prova.

Aqui neste post vamos apresentar o que é ser uma modelo de prova, quais as exigências do mercado, e o que é o trabalho delas. Quem sabe você pode ter uma nova profissão?

modelo de prova 1

Quando se fala a palavra modelo, o que vem na mente da grande maioria das pessoas são belas mulheres desfilando nas passarelas ou deslumbrantes mulheres que encabeçam as páginas de revistas de moda.

Mas muitas pessoas não sabem que existe um grupo de modelos “anônimas”, não aparecem em desfiles e nem nas revistas, elas brilham nos grandes ateliers da alta costura. Essas são as modelos de prova! E existe uma grande demanda do mercado por essas modelos!

O que é ser modelo de prova?

modelo de prova

O mundo da alta costura e de grandes grifes, ao produzirem suas peças de roupas para desfiles, não utilizam moldes como a indústria de roupas comuns.

Eles utilizam modelos que devem ter medidas bem definidas e padronizadas, pois todas as roupas serão feitas tendo como base o corpo da modelo de prova, que se assemelha ao corpo das modelos que farão o desfile.

Geralmente, cada grife escolhe somente uma modelo, já outras escolhem uma para vestir peças de baixo e outra para vestir as peças de cima.

Mas não é só as grandes grifes não, atualmente a indústria de roupa também tem utilizado muito as modelos de prova.

A modelo de prova também pode ser requisitada para um desfile de show room para os clientes da marca de roupas. Assim, os clientes da marca vão até um local, e essa modelo faz um desfile para melhor demonstração dos produtos.

Requisitos para se tornar uma modelo de prova

Os requisitos para se tornar uma modelo de prova vai depender da grife ou do estilista. Pois a modelo deve ter as medidas que se encaixem perfeitamente na proposta de cada grife, e também as medidas devem bater com as medidas das modelos que representam aquela grife para desfiles ou fotos.

Então é definido a altura, o tamanho da circunferência do busto-cintura-quadril, braços, extensão dos ombros, coxa e panturrilha. Assim a modelo de prova passa a ser um manequim vivo, onde elas fazem as provas e os estilistas fazem os ajustes necessários.

Uma das diferenças das modelos de passarela, é que, em geral, as modelos de prova não precisam ser muito altas. Mulheres com altura a partir de 1,65 cm já podem ser modelo de prova.

Outro requisito que a modelo de prova tem que ter é ser uma pessoa de opinião, pois ela não só experimenta as roupas, ela emite sua opinião, aponta o que pode estar desconfortável, o que pode ser melhorado.

Assim a modelo de prova tem uma importância fundamental para o estilista, pois através do feedback da modelo ele poderá melhorar o seu produto.

Vantagens de ser uma modelo de prova

Mesmo sem o glamour das passarelas e das câmeras a profissão de modelo de prova apresenta suas vantagens, vou citar abaixo algumas delas:

  • Boa remuneração. Às vezes ganha-se mais que muitas modelos fotográficas ou de passarela pouco requisitadas;
  • Acesso direto aos estilistas;
  • Antenadas com a tendência da moda;
  • Pode ser um meio para depois se tornar uma modelo de passarela ou revista.

Se você gostou das dicas e informações compartilhadas neste post, considere compartilhá-lo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para nós!

3 Comentários

  1. sou homem e tenho sonho de ser modelo. tenho 1.74 de altura e 54 quilos. sera que isso atrapalha?

  2. Ainda não tenho a altura requisitada e tenho 17anos e 1.67 isso atrapalha na carreira de modelo?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

*