Modelo Ator Atriz

Rumo a uma carreira de sucesso!

Tipos de modelos: Comercial x Fashion

Ser modelo é a profissão dos sonhos de muitas meninas e meninos, visto que, além de trabalhar em um universo de roupas de grife, maquiagem e beleza, é possível também ficar famoso e estampar capas de revistas e desfilar em outros países.
Para quem deseja entrar para o mundo da moda, é fundamental saber que existem dois tipos de modelos: modelo fashion e modelo comercial. Confira as características de cada um antes de escolher qual caminho seguir.

Modelo Fashion

Para o modelo fashion ou de passarela, os critérios são bem exigentes. Esses tipos de modelos devem seguir um padrão rígido de altura, peso e leveza. Outra característica é ter um rosto exótico e marcante, que ninguém vai esquecer. Um bom exemplo são as modelos Jessica Hart – que já foi Angel da Victoria’s Secret -, com seus dentinhos da frente separados, e a própria Gisele Bündchen, que conquistou o mundo com suas sardas e seu jeito peculiar de desfilar.

Aliás, esse é outro ponto importante a ser destacado: é fundamental ter presença e personalidade nas passarelas.

Tipos de modelos

Padrões rígidos de beleza

Para fazer parte desse seleto rol do mundo fashion, as mulheres precisam medir acima de 1,76 m de altura, ter quadril menor que 90cm, e entre 58 e 60cm de cintura. O manequim precisa estar entre 36 a 38. O comprimento das pernas importa muito e quem tem pernas longas ganha pontos . Essa padronagem existe porque quando um estilista vai apresentar uma coleção, cria peças em tamanho único que vão ser mostradas em vários lugares.

Já para os homens, é necessário ter altura igual ou superior a 1,80m, ter o corpo definido, porém sem músculos em excesso. Principalmente para os homens, ter um estereótipo exótico é muito mais importante do que ser apenas bonito.

Ser um modelo fashion é o sonho da maior parte dos modelos. Além de participar de desfiles de moda, tanto nacionais quanto internacionais, esse tipo de modelo vive em um mundo muito mais glamouroso. Fazem editoriais de revistas, conhecem estilistas famosos, são convidados para eventos descolados e conhecem muita gente badalada.

Geralmente, os modelos fashion têm um estilo e personalidade marcantes. Se vestem com roupas da moda, até mesmo por estarem sempre cercados de pessoas que criam, produzem e ditam a moda.

Com certeza, o mercado é disputadíssimo, e para começar, a melhor maneira é conseguir entrar para uma boa agência de modelos. Também vale lembrar que essa é uma carreira curta, as modelos começam a trabalhar jovens, em média, aos 15 anos, e se despedem da passarela por volta dos 25 ou 30 anos.

 

Modelo Comercial

O mercado para esses tipos de modelos vem crescendo a cada dia, abrindo um leque variado de oportunidades para quem deseja entrar na área. Esses profissionais não trabalham a partir das medidas pré-estabelecidas quanto à altura, quadril e peso, como os modelos fashion.

Tipos de modelos

Direcionado ao mercado publicitário como campanhas em TV, revistas, outdoors, catálogos de moda, e até mesmo embalagens de produtos, o modelo comercial precisa ter talento e carisma para fotografar e bastante desenvoltura para vídeo.

Excelente opção para modelos que têm um rosto bonito, e ao mesmo tempo se sentem à vontade em frente às câmeras. As modelos comerciais podem ter mais curvas e serem mais baixas – a partir de 1,70m (dependendo da campanha, até menos que isso). Sorriso impecável, com dentes perfeitos, pele e cabelos bem cuidados são indispensáveis.

O modelo comercial precisa também ter boa dicção. Fazer um curso de teatro ajuda bastante, pois aparecem muitos comerciais com textos e interpretação.

Uma das vantagens é que o modelo comercial pode ter uma carreira mais duradoura que o modelo de passarela. É comum por exemplo, vermos campanhas publicitárias de seguros de vida, instituições financeiras, entre outros, com modelos maduros, por volta dos 40, 50 anos.

No que se refere à parte financeira, experts da área garantem que os modelos comerciais são os que mais faturam. Está explicado porque diversos modelos fashion também trabalham como modelos comerciais, pois paga-se muito mais por uma campanha do que para um desfile.

 

Modelos Plus Size

Com o mercado plus size cada vez mais em ascensão, lindas mulheres com o manequim acima do 44 ganham espaço em campanhas publicitárias e desfiles de moda, como o Fashion Weekend Plus Size (FWPS), que acontece em São Paulo e já está em sua 10ª edição.

Da mesma forma que os outros tipos de modelos, a plus size tem que ser carismática, ter rosto bonito, dentes impecáveis, cabelos e pele bem cuidados, corpo sem flacidez e não pode variar muito o peso, além de ter um repertório de poses e ser desinibida frente aos flashes.

Tipos de modelos

Hoje em dia existem muitas marcas específicas para o público G e GG, o que facilitou a profissão de modelo plus size no mundo da moda. Geralmente as exigências para participar de desfiles não são tão rígidas, a modelo deve ter em média 1,65cm de altura e o manequim variar entre 44 e 48. Mas isso não significa que modelos com manequim 50 e 52 não possam desfilar, já que algumas grifes fazem suas peças piloto também nessas numerações. Quanto à idade, não há uma regra. A modelo Tininha Bhering, ganhou em 2013, o título de Miss São Paulo Plus Size Senior aos 43 anos.

Para quem deseja ingressar nessa carreira é importante procurar uma agência especializada. Atualmente existem várias, procure saber quem são as modelos que são agenciadas e busque referências sempre. A Ford (agencia as modelos Bruna Gonçales e Fernanda Machado) e a Splendor (Alessandra Linder, Bianca Raya, Mayara Russi e Carla Manso) têm se destacado nesse mercado.

34 Comentários

  1. Victória Caroline Rodrigues Ribeiro.

    agosto 11, 2014 at 3:06 pm

    Bom eu quero entrar em um concurso de modelo mas cm faço para participar?onde encontro um concurso desses??

  2. ola 🙂
    eu tenho acho que mais ou menos 1,72 de altura ou ate mais..
    peso 64kg
    todos dizen que eu sou bonita eque poderia ser modelo..
    entao hoje decidi correr atraz e procura um bom lugar pra um fazer um book..
    oque vc acha?? tento ou isso nao e pra mim??..

    • Oii!!! Se todos dizem e são sinceros, é um forte indício de que você deveria tentar, ainda mais de você gosta da profissão!!! Tente e boa sorte!

  3. Ola ‘ eu me increvi em um teste de modelo em uma agencia mais estou com duvida se viro modelo fashion ou comercial ! Oque eu faço ? :/ qual ganha mais dinheiro e me da um futuro melhor ?

    • Oi Eduarda. Depende muito do seu perfil, nem sempre é possível optar entre uma ou outra, geralmente o talento ou tipo físico acabam te empurrando para uma das opções sem que você possa escolher… Boa sorte!!

  4. MEU SONHO E SER MODELO , COMO EU FASSO ? MEU SONHO SER MODELO MAIS COMO QUE EU FASSO PRA CHEGA A ESSE PONTO DE SER MODELO , EU ACHO MUITO LINDO SER MODELO , EU QUERIA TANTO ME CHAME PARA SER MODELO TUDO QUE EU QUERIA E SER MODELO POR FAVOR REALIZE MEU SONHO , MORO NO RIO DE JANEIRO NO BAIRRO DE JARDIM AMERICA ! REALIZE MEU SONHO POR FAVOR 🙁

    • Olá! Boa noite eu sou modelo comercial, e também modelo fashion, sou agenciado por uma agência de modelos li seu comentário e o seguinte é: só você entrar no site de agência de modelos e fazer sua inscrição e esperar alguns produtores te ligarem para fazer uma avaliação, espero tenhi ajudado. Boa sorte!

  5. Oi!!! Ainda não me agenciei, mais pretendo fazer isso em breve. Já me decidi que quero ser uma modelo de passarela, vou fazer 14 anos, tenho 1,60 por ai. Não é a altura ideal. Mas enquanto não chego a altura ideal, posso ir trabalhando como modelo mirim, fazer comerciais etc?

  6. Oii! Eu quero ser modelo comercial , me chamaram 3 vezes para fazer o teste na agencia de campinas Vision model mais não sei se essa agencia e boa , sera que eu arrisco? tenho 1,52 e 44 quilos todos dizem que eu sou bonita demais e sirvo para ser modelo

  7. oi meu nome é Isabela,tenho 15 anos e sempre sonhei em ser modelo comercial,minha familia fala que sou muito bonita e deveria arriscar mas tenho uma duvida ainda nao tenho a altura ideal o que posso fazer?

  8. oi tenho 14 anos 1.62 de altura e 45 quilos tenho chances de ser modelo de passarela ou comercial

  9. oi tenho 12 anos sempre sonhei em ser uma modelo fashion; sempre perguntei a minha familia e eles diziam que deveria tentar ,todos falam que sou muito bonita por ser muito conheçida e gentil com todos ,mais ainda nao cheguei a altura ideal para ser modelo , o que fazer?

  10. Olá! Eu gostaria de saber se é possível ser modelo comercial ou fotográfico com apenas 1,60 de altura, bem, eu tenho 15 anos então não sei se vou crescer mais. Acredito que tenho potencial para fotografar, porém minha aultura é um grande empecilho. Muito obrigada desde já!

  11. Oi, tenho 13 anos , 1,60 de altura, todos dizem que tenho um sorriso encantador e que sou muito bonita… Tenho 85 de quadril e 58 de cintura , sei que sou baixinha para isso , mais agencias já me chamaram. Devo arriscar? Sera que vale apena?

    • Oi Barbara! Se você quer se tornar modelo, por que não tentar? Peça ajuda dos seus pais, e vejam se as agências são decentes, e siga em frente! Boa sorte!

      • Oi, meu sonho é ser modelo tenho 1,75 e altura sou magra , na onde eu pasdo o povo fica perguntando se sou modelo quamdo eu falo que nao eles falam que eu to perdendo tempo que eu tenho tudo pra ser modelo ,como faço pra te adiçionar no face ? Por favor me ajude..

  12. Olá tenho 15 anos e gostaria muito de ser modelo fotográfica, só que sou um pouco tímida e nem muito fotogênica.Será que tenho chances de ser modelo fotográfica?

  13. Olá Tenho 16 anos, tenho 1,76 e peso 56. Minhas medidas são 87 67 81,e gostaria de ser modelo fashion. Tenha chance.?

  14. oi tenho 15 anos, sou magro cintura fina mais barriga meio definida tenho 1,71 de altura creio q vou crescer mais mesmo com essa altura tenho chance de ser modelo manequim?

  15. Olá gostaria de saber se mesmo não sendo muito fotogênica,tem como eu ser?Tipo existe algum teste ou algo que eu possa fazer?

  16. Olá gostaria de saber como posso ser fotogênica?Existe algum teste para saber?

  17. Eu tenho 11 anos,tenho 1,55 eu acho que vou ficar com 1,67 tem como eu posso ser modelo? Tenho muita quadril mais eu não sou gorda na cintura e muito peito eu acho que não me encaixo na categoria plus size qual eu posso ser?

  18. Olá! Meu nome é Nathalia quero saber uma dica do que devo fazer para ser modelo de passarela sou alta magra e bonita o q devo fazer???

  19. Oi gostei muito do seu artigo me tirou várias dúvidas que eu tinha em relação às modelos de passarela, gosto muito da profissão mas não sei onde ir para que tirem minhas dúvidas se eu posso ou ser este tipo de modelo. (Tenho 1,85 m de altura, 60cm de cintura, manequim 36)
    Gostaria muito que você pudesse me dar algumas dicas. Agradeço desde já !!!

  20. Breno ferreira dos santo

    fevereiro 17, 2016 at 10:51 am

    QUERO TRABALHAR COMO MODELO

  21. Dedicated servers

    março 3, 2017 at 9:28 pm

    Provavelmente, o perfil da menina fantastica deva ser fashion, pois boa parte delas nao e bonita!! Pode conferir!!

  22. Dedicated servers

    março 11, 2017 at 4:20 pm

    Mas nos esquecemos de que nem toda modelo trabalha desfilando em passarelas, como por exemplo, a modelo comercial quer trabalha com o objetivo de divulgar uma determinada marca ou loja. Essas sao contratas por grifes, estilistas e quais quer empresas que pretendem divulgar uma determinada colecao.

  23. Oi
    Tenho 1,60 de altura , e tenho o sonho de ingressar no ramo da moda (desde pequena), quando eu era criança quiseram me agenciar mas não deu .
    Gostaria de saber se com essa altura da para pelo menos ser modelo comercial.

  24. Tenho 64 anos e gostaria de trabalhar como modelo para revistas e comerciais.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

*