Com o aumento dos canais de TV a cabo, e principalmente com a proliferação dos canais web, cada vez mais surgem oportunidades para apresentadores de programas. No primeiro trimestre de 2014, o conjunto de canais pagos atingiu a maior audiência de toda a história. Marcaram 7,2 pontos na medição de TV paga, o que equivale a uma audiência média diária projetada de 4,2 milhões de telespectadores em todo o país.
Mas apresentar um programa é mais do que ter boa aparência, ser comunicativo ou simpático. É uma responsabilidade ser apresentador de televisão, você precisa criar uma ligação com o telespectador, falar diretamente como se ele estivesse à sua frente. E para isso é necessário o domínio de técnicas específicas e de muito auto conhecimento.
Um bom apresentador tem que estar à altura para outros desafios, como conduzir entrevistas e debates, fazer coberturas, locução em rádio e até mesmo ser um pouco ator ou atriz. Outra característica é ter personalidade própria, sem querer copiar outros apresentadores ou ser o que você não é. Basta observar apresentadores famosos como Jô Soares, Silvio Santos, Luciano Huck, Fausto Silva, entre outros. Cada um tem o seu jeito, a sua particularidade que os torna inconfundíveis e queridos pelo público.
O apresentador de TV também precisa ser culto e ter um bom conhecimento dos temas da atualidade. Leia as notícias, assista o telejornal, crie o hábito de ler jornais, livros, procure se informar sobre assuntos diversos do governo, da economia, da ciência, do Brasil e do Mundo.
Conheça o seu público e observe o que os agrada em um programa. Cada público tem características próprias, e sabendo quais são, você poderá preparar melhor as suas apresentações, a sua maneira de falar e interagir com esse público.
Um bom exemplo é a do apresentador Datena, com o famoso bordão “Me ajuda aí!”. O apresentador não segue roteiro, toma café puro em um copo de plástico ao longo do programa e sua fama de encrenqueiro já lhe rendeu alguns processos. Por bater de frente com os políticos e dizer coisas que as pessoas não tem coragem de dizer, o apresentador ganha pontos com seu público. O “Brasil Urgente” (Band) se tornou a atração mais bem-sucedida da emissora, e hoje Datena é um dos apresentadores mais bem pagos do País.
Outra maneira de se tornar um apresentador de TV é encontrar um assunto com o qual você se identifique e especializar-se nele. Você é bom em falar sobre o governo, empreendedorismo, assuntos rurais, culinária, automóveis? Torne-se um expert no assunto e procure programas relacionados ao tema. Grave vídeos e envie para diversas produções, seja em TV aberta, a cabo ou web.
Para obter a relação de proximidade com o telespectador, o apresentador de TV precisa de espontaneidade, saber se expressar e usar corretamente os gestos corporais e vocais. Somar um ótimo desempenho técnico à naturalidade, envolvendo o público, é o que evidencia um bom profissional da televisão.
Cursos de apresentador de TV
SENAC Rio de Janeiro
Locutor, animador e apresentador
Preparar-se para a apresentação e transmissão de espetáculos, eventos e programas, trabalhando a voz (nuances e impostação) e cuidando da aparência pessoal. Apresentar atrações e programas, lendo roteiros, entrevistando convidados, improvisando em situações inusitadas, mantendo o ritmo e a credibilidade da comunicação. Manter-se informado sobre os assuntos apresentados, especificidades culturais do público alvo e políticas regionais, por meio de pesquisa em diferentes mídias. Gravar em off programação, anúncios e noticiários, operando equipamentos (mesa de som e outros). Anunciar vinhetas, músicas, chamadas, comerciais, hora, tempo, temperatura, entre outras programações ao vivo.
(Carga horária: 264 horas)
Informações aqui.
SENAC São Paulo
Apresentador de Telejornal e Programas Jornalísticos
O curso Apresentador de Telejornal e Programas Jornalísticos do Senac foi organizado a partir de situações que levem o participante a aprimorar seus conhecimentos, a utilizar adequadamente as habilidades jornalísticas de expressividade vocal e de interpretação e a aproximar-se cada vez mais do telespectador, para que possa assegurar a credibilidade necessária à profissão e tornar-se um apresentador de TV competente.
(Carga horária: 44 horas)
Informações aqui.
Oficina de Atores – Rio de Janeiro
Curso de apresentador de TV
No curso, o aluno recebe uma preparação para trabalhar como apresentador, locutor e narrador de programas de TV (entrevistas, jornalismo, entretenimento, programas de auditório, programas esportivos, programas educativos, etc), e de eventos ao vivo.
Informações aqui.
Assista o vídeo que separamos para você com dicas para apresentadores:
SOU EDITOR CINEGRAFISTA,QUERIA BOTAR UM PROGRAMA TV CANAL PAGO NA MINHA CIDADE.
QUERIA MAIS DICA COM SER UM BOM APRESENTADO TV.COMO POSSO FAZER UM CURSO
achei interessante e gostaria de me tornar um apresentar isto é fazendo o curso.
Eudoralevialexandre @hotmail.com