Recentemente, aqui no Modelo Ator Atriz trouxemos dois artigos com preciosas dicas sobre como criar e montar uma peça de teatro. O primeiro sobre como escrever um bom texto de teatro você pode conferir clicando aqui e o segundo sobre como montar uma peça você confere aqui.
Esses dois artigos podem funcionar como um complemento para o que trataremos aqui hoje, o teatro na escola.
Características do Teatro na Escola
O teatro na escola tem algumas características bem específicas e alguns cuidados aos quais o educador deve se ater quando for montar esse tipo de peça.
Nesse tipo de teatro haverá sempre um viés educativo, haverá uma mensagem que as crianças representarão e que pretendem passar para a sua plateia que em geral será formada por outros alunos, professores, pais, membros da comunidade, etc.
Temas como meio ambiente, prevenção contra as drogas, bullying, preconceito, estão entre os preferidos nesse tipo de teatro. E a primeira coisa que o educador deve fazer é providenciar um texto sobre esses temas.
Como disse no início, aqui mesmo no blog temos dicas de como criar um texto para uma peça, entretanto, aqui seria interessante que o professor envolvesse as crianças também em sua criação.
Proponha o tema e vá coletando sugestões dos alunos para o enredo, no quadro negro vá anotando as ideias, e depois por votação decida junto com eles qual a história mais interessante.
Então, você precisa desenvolvê-la. Pode novamente junto com os alunos buscar desenvolve-la, pode você mesmo tentar escrevê-la, ou pode escolher voluntários entre os alunos para que tragam uma história pronta na próxima aula.
Uma outra dica seria encontrar um peça disponível na internet, algo que não é difícil de fazer. No site, Oficina de Teatro, por exemplo, você encontra diversas peças perfeitas para serem trabalhadas com crianças, e você pode conferir clicando aqui.
Peças de Teatro Infantil
Um outro dado importante que é preciso que se leve em conta, é que a peça precisa ser leve e divertida, para que as crianças tenham interesse em participar. Usar humor e caprichar no figurino podem ser uma boa ideia para manter as crianças interessadas na montagem da peça.
Montar na escola uma peça de teatro infantil exige também do educador a habilidade de fazer com que todos os alunos da classe participem da peça. Ninguém pode se sentir excluído, ou menos importante. É preciso que todos, independentemente da função, sintam-se felizes por estarem fazendo teatro na escola.
É bem provável que o número de papeis necessários na peça seja menor do que o número de alunos da classe. O professor deve então usar a sensibilidade, para inserir cenas e situações em que o máximo de alunos sejam incluídos, mesmo que seja fazendo figuração.
Outra forma de incluir mais crianças é trocar um cenário por um “objeto vivo”, ou seja, ao invés de usar uma árvore, por exemplo, coloca-se um aluno para interpretar esse papel.
Existem também alguns alunos tímidos que não vão querer participar; e mesmo que acrescente figuração e “objetos vivos” é possível ainda que não existam papeis para todos. Dessa forma, outras funções podem ser distribuídas pela classe, por exemplo, maquiadores, figurinistas, contrarregras, aqueles que ficarão responsáveis pela confecção dos cenários, alguns poderão cuidar da publicidade, enfim, use a criatividade para que todos possam participar e se sentirem contribuindo efetivamente com a realização da peça.
Defina os papeis e as funções e ensaie bastante. Não exija demais das crianças, mas também não deixe ficar de qualquer jeito por se tratarem de inocentes meninos e meninas. Faça tudo com muito carinho e tenha certeza de que todos ficarão muito felizes com o resultado!
Veja que legal um teatro do Dia da Família na Escola:
Deixe um comentário