Rumo a uma carreira de sucesso!

Dicas de textos de teatro

Então, um belo dia, sua vida tomou um rumo tal e você percebeu que tem que escrever uma peça de teatro.

E você senta diante do computador, abre o word e nenhuma ideia vem a sua cabeça? Você continua matutando sobre a peça buscando inspiração, dias passam, você imagina que pode ser um monólogo, que pode ser uma história com um grupo de atores,  pode ser a história de um casal, enfim. Não importa o ponto de partida, toda vez que você tenta escrever algo, nada lhe ocorre.

Textos de teatro

Isso é mais comum do que talvez você imagine, grandes escritores, grandes dramaturgos, passam por momentos, às vezes anos, em que não conseguem botar nada no papel, ou mais precisamente hoje na tela do computador.

Entretanto, estes sabem onde procurar a inspiração, e mesmo que demore muito tempo, eles sabem, um artista sabe onde encontrar ideias para o seu ofício.

Mas só artistas sabem onde encontrar inspiração? Não. Os artistas sabem porque estudaram e aprenderam com sua experiência. E você, que ainda não é um artista, descobrirá aqui hoje o segredo desses grandes homens.

Onde encontrar inspiração para escrever textos de teatro?

A inspiração vem basicamente das coisas que você vive e da cultura que você consome. Por exemplo, um músico. Suas composições são inspiradas em eventos da sua vida, desilusões, amores, alegrias, coisas que ele viveu; e são também inspiradas nos artistas que ele mais admira e prestigia.

Assim, para ser um grande compositor, a dica é: viva e cante sua vida; e, ouça o máximo de música, dos mais diversos estilos e épocas, o que lhe trará aos ouvidos muitas referencias de sons e linguagens sonoras e na hora que quiser botar seu sentimento numa canção, você terá uma rica biblioteca mental e afetiva de música para usar, um grande repertório, uma rica palheta de cores, usando aqui a figura do pintor como metáfora.

E para você que quer escrever um bom texto de teatro, a lógica é a mesma. Procure ler o máximo de peças de teatro que você puder ler. Leia os clássicos, leia os autores marginais, os undergrounds, os cômicos, os tradicionais. Todos, o máximo que puder.

E claro, procure ir ver o máximo de peças de teatro. Procure se informar na sua cidade, onde e quanto está acontecendo encenações de espetáculos teatrais. Há circuitos, em prefeituras e pelo SESC, por exemplo, que levam teatro de qualidade de graça para todo o país. Não perca a chance de ver uma peça bem feita e de qualidade em sua cidade.

Prestando atenção nessas dicas as chances de você escrever um bom texto de teatro cresce muito. Mas tem mais.

Mais fontes de inspiração

Outro segredo fundamental que revelamos hoje aqui, para que você consiga desenvolver textos de teatro interessantes e com qualidade, é ir além do teatro. Ler e assistir tudo o que puder sobre teatro é fundamental, mas se você conseguir ir além disso, terá ainda mais chances de escrever algo bacana.

assistindo

Ir além quer dizer que, além de assistir e ler tudo sobre teatro, procure se inteirar também o máximo que puder de tudo sobre cinema, veja filmes, assista reportagens sobre cinema, leia entrevistas com diretores e atores; sobre música, ouças discos, vá a shows, pesquise novos artistas, estude suas biografias, enfim. Onde tiver arte e criatividade envolvidos, procure se inteirar. Se intere sobre artes, TV, publicidade, arquitetura, quadrinhos, e etc…

Quanto mais amplo e diversificado for  seu interesse sobre cultura, maior serão as suas referências, mais você terá a dizer, e maiores serão as chances de que na hora que você for escrever um texto de teatro algo inteligente e com conteúdo sai da sua cachola!

Textos para leitura

E que tal começar hoje mesmo a ler grandes textos de teatro em busca de informação e inspiração?? Então, no link a seguir você encontra um pequeno acervo com importantes peças fundamentais! Boa leitura: Oficina de Teatro.

5 Comments

  1. Edison Nunes

    ser ator de no vela e cinema

  2. Luciana

    oi boa noite ,sou uma pessoa muito talentosa,sei fazer espressao facial e corporal com muita facilidade,imito as pessoas, ou seja nem percebo quando faço os outros que comentam e bricam comigo..,ela é uma atriz rsrs…
    tennho um grande sonho … fazer novela.
    tenho fé que um dia meu talento vai ser descoberto
    email [email protected]
    fone 75 981755957

  3. nathiely

    [email protected]

  4. nathiely

    [email protected]

  5. Paulo Victor Bergo

    Ola….
    Gostaria de obter uma orientação. Eu tenho alguns textos escritos, incluindo estórias, comédia, drama, etc, e gostaria de divulgar em algum meio, seja na forma de filmes, peças teatrais, ou outros, sem fins lucrativos. Gostaria de saber a quem eu poderia recorrer para pedir informações.
    Eu não sou escritor, mas gosto de escrever. Meu intuito seria verificar se tenho algum potencial para escrever….. Minha idéia seria adaptar o material para a elaboração de peças teatrais, filmes, etc. Não sei se é possível……
    Desde já agradeço pela prestimosa atenção
    Aquele forte abraço
    Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Modelo Ator Atriz

Theme by Anders NorenUp ↑