O sonho de muitas meninas é um dia serem modelos de sucesso como a Gisele Bündchen, Carol Trentini, Alessandra Ambrósio e tantas outras que conquistaram o sucesso na carreira. Muitos clientes meus entram em contato dizendo: quero ser modelo, por onde devo começar, o que preciso fazer para “chegar lá”?

Posso garantir para você que essa carreira não é nada fácil, ou seja, o caminho a ser trilhado para o sucesso exige muita dedicação, sacrifícios pessoais e uma pitada de dom de nascença. Não acredita em mim? Digamos que você queira ser a nova Naomi Campbell, porém tem 1,65 metro de altura; será impossível você trilhar a mesma carreira dela. Por isso falo com parte do sucesso esta em explorar o que Deus lhe deu.

 

Quero ser modelo, e agora?

Quero ser modelo, e agora?

Essa mesma garota de 1,65 metro, apesar de não ter chances como modelo manequim (fashion), pois não tem o perfil de passarela, pode ainda se dar muito bem como modelo fotográfica. Entendeu onde eu quis chegar?

Aproveitando o “dom” de nascença

Como já escrevi anteriormente em um texto que fiz explicando como um garoto que quer ser modelo deve agir, volto a afirmar aqui que conhecer o próprio potencial é a primeira coisa que você precisa fazer se quiser ter sucesso como modelo.

Confira a seguir uma entrevista com Tatjana Ceratti, ex agente da Gisele Bündchen falando sobre o começo da carreira da modelo, onde ela aborda assuntos como a perseverança necessária para se tornar modelo.

Créditos do vídeo para a equipe do Mundo Fashion TV.

O autoconhecimento será o que fará a menina ver onde pode chegar, e com isso traçar uma estratégia sólida para ter sucesso na carreira. Cansei de ver pessoas que pularam essa etapa e fracassaram, por exemplo, uma bela garota de 17 anos que desejava ser modelo fashion com 1,70 m, que vivia se perguntando o porquê de não conseguir trabalhos. Depois que comecei a assessorá-lo, focamos na modelagem fotográfica e a mesma arrasou na profissão, e hoje figura em diversas campanhas de marcas famosas a nível nacional.

Aparência é fundamental

Por incrível que pareça, em um texto sobre quero ser modelo é necessário dizer sim que a aparência é fundamental, pois muitas mulheres que nascem belas parecem chegar a uma fase de desleixo onde acreditam que sua beleza natural é o suficiente.

A carreira de modelo exige de qualquer garota uma preocupação exagerada – porém saudável – com a aparência, não vou mentir para você. A frase “aparência não é tudo” faz todo o sentido aqui, a ótima aparência é o mínimo que você precisa para ter sucesso. Se não tiver um cabelo legal, com um corte moderno, uma pele bem cuidada e sem manchas e o corpo todo em forma, será bastante difícil você conseguir uma agência que lhe aceite, quanto mais arranjar trabalhos.

Mesmo para as modelos plus size (gordinhas), o cuidado com o corpo é fundamental. Muitas acham que por serem gordinhas não precisa se cuidar, o que é uma grande bobagem, pois todos clientes que procuraram esse tipo de modelo querem gordinhas bonitas e proporcionais para ilustrarem suas campanhas publicitárias.

Mesmo para as modelos plus size (gordinhas), o cuidado com o corpo é fundamental. Muitas acham que por serem gordinhas não precisa se cuidar, o que é uma grande bobagem, pois todos clientes que procuraram esse tipo de modelo querem gordinhas bonitas e proporcionais para ilustrarem suas campanhas publicitárias.

Depoimento de uma modelo: meu sonho sempre foi ter uma carreira de sucesso como modelo, porém não achava meu corpo legal, e sofria muito por isso. Alguns amigos e familiares me desencorajavam, dizendo que a carreira não era para mim. Mas como sempre quis ser modelo, corri atrás do meu sonho. Comecei a malhar para definir meu corpo, investi em roupas legais, fui a um bom cabeleireiro para arrumar meu cabelo e comecei um tratamento médico para eliminar meu problema com espinhas, que sempre me incomodou muito. Eu não saia mais na rua sem ter o cabelo arrumado, uma maquiagem básica e as unhas pintadas. Adivinha o que aconteceu? Em um sábado a tarde passeando com uma amiga em um shopping fui abordada por uma pessoa que me perguntou se eu já tinha feito trabalhos como modelo. Expliquei que até o momento não, porém já tinha feito cursos e me interessava muito pela profissão. Foi quando a pessoa me convidou para um ensaio de fotos para uma marca de roupas para mulheres plus size… não deu outro, topei na hora. O cachê era pequeno, porém foi meu primeiro trabalho, que me estimulou e impulsionou minha carreira, e depois dele consegui diversos outros que pagam melhor e me trouxeram exposição. Conta essa minha história para todas meninas que sonham em ser modelo: corra atrás, vá a luta, que as oportunidades aparecerão.

Quero ser modelo, porém não tenho agência.

Você necessariamente precisará de uma agência de modelos para conseguir trabalhos. Pode até conseguir um e outro trabalhinho em empresas de familiares e amigos, porém sem o auxílio das agências trabalhos grandes, que pagam bem e que trarão visibilidade para você serão impossíveis de conseguir.

E não basta somente fazer parte do casting de uma agência, é necessário estar no casting da agência certa. Portanto, não caia na armadilha de se inscrever na primeira que fizer uma proposta, pois isso pode literalmente arruinar sua carreira.

Para encontrar uma empresa que trabalhe bem o seu perfil, faça uma boa pesquisa na internet e entre em contato com as agências que parecerem mais confiáveis e adequadas ao que você espera da carreira. Para fazer um contato inicial, o ideal é mandar um e-mail se apresentando, contando com os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Cidade/estado;
  • Data de nascimento;
  • Peso;
  • Altura;
  • Fotos do rosto, sem muita maquiagem (de frente e de perfil);
  • Fotos do corpo inteiro.

Não precisa enviar 20 fotos, envie umas 5 que já é o suficiente, claro que desde de que essas 20 sejam fotos muito boas que realmente representem você.

Carreira de modelos para garotras

Estou elaborando aqui para o site Modelo Ator Atriz uma lista com as principais agências de modelos do Brasil. Estou realizando um trabalho de pesquisa que garanta que somente agências sérias e idôneas figurem na lista, por isso esta demorando um pouco o lançamento. Mas assim que eu terminar, posto aqui no site para vocês verem.

Conclusão

Trilhar o caminho do sucesso não é tarefa fácil. Muitas meninas já tentaram, porém pouquíssimas chegaram lá. Sabe por que? Pois a maioria não segue todas as etapas que uma modelo deve seguir, ou simplesmente não tem a determinação suficiente para aguentar os sacrifícios necessários para se tornar uma modelo de sucesso.

Portanto, se quiser ter sucesso como modelo, lembre-se: autoconhecimento + estratégia para alcançar sua meta + trabalho duro. Sem essas etapas será impossível você chegar lá, nem com toda a sorte do mundo. Se quiser saber mais, leia também como ser modelo – o que toda menina deveria saber!