A primeira coisa que você precisa para criar o seu teatro de fantoches é escolher o seu fantoche. Cada tipo de história irá requerer um tipo de boneco diferente. Se você não tem nenhum à disposição, você terá que providenciar um.

Para isso você poderá procurar na loja de brinquedo mais próxima,  num brechó ou numa loja de móveis usados.

Você pode comprar o seu boneco on-line. Entretanto, tome cuidado, você não poderá experimentá-lo e o seu tamanho pode não ser o que você esperava. Entretanto, bonecos muito bons são encontrados a venda na internet.

Um bicho de pelúcia às vezes pode ser adaptado para se transformar num fantoche.

Outra opção é fazer o seu boneco, existem livros e tutoriais na internet que ensinam passo a passo diversas técnicas para confeccionar o seu “personagem”. Até uma meia, pode ser transformada em um fantoche, lembre-se disso.

Teatro de fantoches

Dicas para o teatro de fantoches

Procure fazer com que o seu personagem seja simpático e divertido, quem quer perder tempo com um boneco chato?

O boneco ideal é aquele que fica confortável em suas mãos. Um muito pequeno ou muito grande poderá ficar com movimentos desajeitados ou pode escorregar da sua mão durante a apresentação.

Num teatro de fantoches é importante que os personagens tenham olhos e outras características que possam ser facilmente vistas pelo público. Certifique-se de que o público pode ver os olhos do boneco.

Dando voz do seu boneco

Trabalhe sua voz para encontrar uma que se encaixe com o estilo do seu boneco, faça testes, experimente diferentes tons e timbres.

Quando for decidir a voz do seu personagem, cuide para que seja uma voz que fique confortável para você. Uma voz que irrita sua garganta pode ser uma péssima escolha numa apresentação um pouco mais longa.

Encontre uma voz que você consiga manter ao longo da encenação. Pense como seria chato um personagem que começa falando de um jeito e terminar de outro.

Ao escolher a voz do boneco certifique-se também de que ele ficará bem audível à plateia, uma voz sussurrante, por exemplo, provavelmente não dará muito certo no seu teatro de fantoches.

teatro de fantoches

Os movimentos do fantoche

Lembre-se de que o boneco não precisa se mover a cada palavra falada. E certifique-se que não é só sua cabeça que se move, ele ficará mais “vivo” se todo o seu corpo apresentar movimentos.

Pense em como você se move quando fala. Você move suas mãos, às vezes os braços, por vezes, seus ombros. Você pode passar de um pé para outro, acenar ou abanar a cabeça, levantar as sobrancelhas.

Uma dica interessante é fazer com que somente a mandíbula do boneco movimente-se com a fala, deixando o lábio superior mais fixo.

Os movimentos dos fantoches devem sempre ter um propósito. Um boneco em movimento sem razão é perturbador e confuso para o seu público. Ao mesmo tempo, o boneco não deve permanecer inativo em sua mão por longos períodos de tempo.

Durante um show de marionetes, só o boneco falando deve estar se movendo. Se o boneco está falando diretamente para outro boneco, o segundo fantoche pode acenar ou abanar a cabeça em concordância, mas o movimento principal deve ser do boneco que fala, para que o público possa facilmente acompanhar a ação do palco.

Veja que legal esse vídeo com teatro de fantoches da Peppa Pig:

O teatro de fantoches é uma experiência bastante lúdica e divertida, que acrescenta e muito ao ator.

As dicas que trouxemos aqui podem lhe ajudar bastante para que sua apresentação fique interessante e prenda a atenção do público. Mas claro, um bom texto fará muito diferença, e só com o tempo e a pratica o ator encontrará o domínio e a habilidade necessários para dominar essa técnica milenar.