Modelo Ator Atriz

Rumo a uma carreira de sucesso!

Dicas de interpretação para atores

Ser ator não é uma profissão fácil, já que constantemente a pessoa (ator) deve incorporar diversas características, personalidades e atributos físicos diferentes para interpretar bem um personagem.

Representar de forma realista e original um personagem talvez seja o maior desafio para quem quer ser ator ou atriz. São muitas técnicas de interpretação e muita dedicação que fará de um ator bom de verdade.

interpretacao ator

Na primeira olhada que um ator ou atriz dá em um roteiro nem sempre os objetivos ficam claros. É necessário muito estudo, paciência e dedicação para compreender bem o que requer o personagem. Mas lembre-se que você não está sozinho nessa interpretação, pois toda história conta com diretores e outros profissionais que esclareceram bem todos os aspectos do personagem.

Além do mais, existem muitas técnicas que ajudam o ator ou atriz a descobrir a maneira mais adequada de interpretar o personagem. Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas de interpretação para atores que estão começando, confira!

Leia com atenção o roteiro

Ler o roteiro é uma das principais tarefas de um ator ou atriz. É através do roteiro que o ator entrará em contato pela primeira vez com seu personagem e conhecer toda a história, ou seja, o meio em que esse personagem está inserido. Por isso é muito importante ler com bastante atenção todo o roteiro, além de entender a realidade em que o personagem vive, só assim você poderá compreender suas emoções, ideologias, características físicas, e etc.

interpretacao

A ideia é que você repasse cada uma de suas falas e tente sentir a maneira que ele as expressa. Analisar todos esses detalhes são fundamentais na hora de ler o roteiro, isso é entender o personagem!

Analise todos os aspectos do personagem, analise como ele se comportaria em cada situação. Muitos atores, depois de receber seus personagens, buscam na vida real pessoas que se assemelham a eles. Exemplo: atores que recebem um personagem viciado em drogas, buscam centros de ajudas onde podem conversar diretamente com pessoas que passaram por esses problemas, com a finalidade de captar informações mais realistas possíveis.

Tenha sempre em mente que atuar é mais do que apenas fazer de conta, interpretar é sentir todas as emoções do personagem.

Faça marcações em seu roteiro e memorize suas falas

Não adianta apenas saber interpretar seu personagem, tem que aprender também suas falas, gestos, suspiros, risadas, enfim, o momento certo para cada coisa.

Para isso, ao ler o roteiro, faça marcações e memorize todas as suas falas. Use a técnica do espelho e interprete mesmo que sozinho em casa seu personagem. Passe e repasse todas suas falas e ações até se sentir confiante no que está interpretando.

Outra dica importante para quem busca a atuação como carreira é passar algum tempo com outros autores. Para um ator ou uma atriz é importante ter essa química com os demais companheiros. Seria fantástico se você pudesse marcar um encontro em sua casa para repassar as falas com outros atores, isso ajuda a criar vínculos e a memorizar melhor a situação.

Depois de cada encontro é importante ter um feedback da atuação. Peça a seus companheiros uma avaliação sincera. Lembre-se que criticas também podem ser construtivas, não tem por que desanimar.

Mais algumas dicas de interpretação:

  • Conseguir expressar as emoções de um personagem talvez seja o papel mais difícil. Por isso, busque alternativas que façam de sua interpretação a mais realista possível.
  • Se compare ao personagem. Busque em seu interior características em que você se identifica com o personagem. E caso não encontres semelhança nenhuma, tenha uma mente aberta.
  • Saber interpretar faz parte da carreira, mas também é muito importante encontrar características físicas similares ao personagem. Por exemplo, não dá para interpretar uma criança usando roupa adulta, por isso, tente enquadrar e adaptar de melhor maneira não só o interior do personagem como também características físicas.

O vídeo abaixo tem dicas sobre interpretação de personagens, por Jeam Pierre. Resumindo, ele diz que atuação é: saber as técnicas, buscar as emoções, ter veracidade, estudar e se dedicar muito.

Aproveite também para ler nosso post dobre Como decorar um texto! Gostou do nosso post de hoje?! Compartilhe sua experiência com a gente aqui no site e continue nos acompanhando sempre com novas dicas atualizadas!

5 Comments

  1. Jessica Fernanda

    setembro 18, 2014 at 9:23 pm

    Olá meu nome é Jéssica Fernanda tenho 11 anos moro em (pacatuba Ce). Bom, meu sonho sempre foi ser atriz e tenho fé que vou conseguir e com essas dicas será mais facil eu chegar lá vlw adoro a globo.

  2. eu penso de se ator mas eu tou com medo de pagar o curso e n gostar o que eu faço?

    • Oi Jonathan, não tem como ter certeza de nada…mas se você tem esse sentimento de ser ator, tente!! Melhor tentar do que se arrepender, não acha?

  3. Olá , meu nome é daniel tenho 14 anos e moro em fortaleza/ce e meu sonho é ser ator .

  4. Anne Caroline

    junho 1, 2017 at 4:14 pm

    Ola, meu nome é Anne Caroline tenho 23 anos e ser Atriz é meu grande sonho …
    – E tenho fé que irei ser, estou muito confiante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Modelo Ator Atriz

Theme by Anders NorenUp ↑